segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

INTRODUÇÃO (ESTUDO)

FINAL DOS TEMPOS

Toda vez que a Bíblia fala acerca do final dos tempos, ela se refere aos eventos finais que antecedem à segunda vinda de Jesus Cristo. É importante ter em mente que Jesus é a própria Palavra de Deus, conforme o Espírito Santo de Deus nos revela em João 1:1-2,14:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."  - João 1:1-2,14
Verbo, aqui traduzido, vem do grego logus (λόγος), que significa palavra. Portanto, Jesus é a Palavra de Deus e existe desde o princípio. Em Gênesis 1, todas as coisas iam sendo criadas à medida que Deus Pai ordenava a Palavra. Ou seja, Jesus, sendo Ele a Palavra, era quem executava a ordem de Deus Pai e criava todas as coisas.
“No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.” - Gênesis 1:1-3
Vemos aqui que a Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) já estavam presentes desde os primórdios da história da formação de todas as coisas. Jesus também afirmou sobre sua existência eterna aos judeus, que duvidaram:
“Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” - João 8:58
Com essa base bíblica, é perfeitamente possível dizer que toda a Bíblia gira em torno de Jesus Cristo, o verdadeiro Messias. No final dos tempos, o objetivo de Deus é estabelecer o reinado do Senhor Jesus sobre a terra. Tanto a primeira como a segunda vinda de Cristo foram reveladas pelo Espírito Santo também aos profetas do Velho Testamento. Isaías, entre outras passagens de seu livro, descreve toda a crucificação de Jesus Cristo em Isaías 53 e depois fala do reinado de Jesus em Isaías 61. Essa revelação foi-lhe dada cerca de 700 anos antes da primeira vinda de Jesus.
Outros profetas do Velho Testamento como Daniel, Ezequiel, Sofonias, Zacarias e Jeremias também tiveram visões das vindas de Jesus.
São várias as expressões escritas ao longo da Bíblia que fazem menção ao fim dos tempos. Citarei algumas delas:
  • o fim
    • Daniel 6:26 – “Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim.”
    • Mateus 24:14   “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”
  •  “últimos tempos
    •  Judas 1:18 – “Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.“
  • tempo do fim” ou “fim do tempo
    • Daniel 8:17 – “E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo.”
    • Daniel 8:19 – “E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao tempo determinado do fim.”
    • Daniel 12:9 – “E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.”
  • última hora
    • 1 João 2:18 – “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.“
  • últimos dias
    • Isaías 2:2 – “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.”
    • Ezequiel 38:16 – “E subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que os gentios me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos.”
    • Atos 2:17  “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;”
    • 2 Timóteo 3:1 – “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.”
    • 2 Pedro 3:3 – “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências...”
Apenas por citar estas passagens, já seria suficiente dizer que o Senhor deseja que saibamos sobre Seus planos futuros para a humanidade. Muitos crentes, quando se deparam com as profecias bíblicas acerca do final dos tempos, ficam receosos pelos acontecimentos futuros. Essa é a razão pela qual várias igrejas pregam desde o livro de Gênesis até Judas, mas não se aprofundam em Apocalipse.
O objetivo desse livro é mostrar que Deus ama a humanidade e quer que todos se salvem. O que Deus quer é um povo santo, que O busque em espírito e em verdade. Deus promete, em Apocalipse 2:7, que comeremos da mesma árvore da vida que Ele plantou desde a criação do mundo:
“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”Gênesis 2:9
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” - Apocalipse 2:7
A escolha de estar com Deus ou não é nossa, não Dele. O nosso livre arbítrio é que definirá o nosso destino em relação a Deus. Qual seria a sua escolha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário